BAILARINA

“Dominadora de uma técnica forte no acadêmico do gênero flamenco, mas especialmente, de uma forte entrega sentimental, a alegria de Ana Medeiros, professora de sapateado e soberba fazendo falar o leque, fechou a noite cheia de aplausos e olés, tornando universal o flamenco na terra do samba!”

Ismael Albelo, crítico de dança cubano

De avó Jerezana e mãe flamenca convive com o flamenco desde a infância, porém somente em 1995 é que inicia seus estudos e suas aulas de baile flamenco na escola Cadica Danças e Ritmos.

Permanece durante 4 anos estudando, atuando como professora e bailarina profissional ao lado de Cadica Borghetti (Cadica da Costa), realizando inúmeros espetáculos por todo Brasil.

Em 1999 até 2007  ingressa na Escola de Flamenco Andrea del Puerto como aluna e no mesmo ano compõe a Cia. de Flamenco Andrea del Puerto como bailarina profissional.

Em 2007 até 2016 integra a Cia de Flamenco Del Puerto, na função de bailarina, coreógrafa, membro da direção e webdesing e a equipe da Escola de Flamenco Del Puerto como professora de baile e castanholas, coreógrafa, membro da direção e webdesing.

Em 2010 participou do II Ciclo dedicado a la Formación completa del Baile Flamenco em Madrid/ES, Promovido pela Bailaora La truco na escola Amor de Dios, foi premiada com uma bolsa de prata para o ano de 2011, Primeira brasileira a receber esse importante reconhecimento.

Em 2011, regressando a Espanha, é convidada para dar aulas no reconhecido centro cultural «El Horno», em Madrid.

Participam de sua formação, além de Cadica da Costa e Andrea del Puerto, nomes do flamenco como os espanhóis: Maria Juncal, Carmela Greco, Pepa Molina, Dagmara Brown, Julia Rollo, Joaquín Sanjuan, Nuria Truco, Pedro Sanz, Olga Maria Marcioni “La China”, Carmen “La Talegona”, Eli “La Truco”, Carlos Carbonell, Cira Bejarano, Miguel Cañas, Concha Jareño; La Lupi, La choni, Carmen ledesma e os brasileiros: Yara Castro, Miguel Alonso (Cuba), Juliana Prestes ,entre outros.

Desde 1995 atua como professora de flamenco ministrando aulas regulares, oficinas e cursos  intensivos em todo Brasil e Espanha.